terça-feira, 20 de março de 2012

Algumas questões que deverá responder antes de ter um cão


Está a pensar ter um cão? 
A PASSOS CANINOS tem algumas questões para si...

Para muitos ter um cão é um desejo, mas antes de concretizá-lo terá que equacionar algumas questões para que o seu sonho não se torne um pesadelo. 

Antes de escolher o seu cão terá que ter em conta os seguintes aspectos:

1- Todos os cães devem ser passeados pelo menos uma hora e meia por dia (e não basta deixá-lo sair para o quintal da sua casa). 
Terá de ter tempo suficiente para brincar, exercitá-lo e não se esqueça que qualquer cão transporta sujidade e provoca desarrumação em casa. 
Qual a sua disponibilidade para estas actividades? 

2- Terá de aprender a ser um líder para o seu cão, deverá estabelecer regras, limites e fronteiras bem claros em sua casa. (Não pode deixá-lo fazer tudo o que quiser,  para não ter trabalho).  

3- Deverá levar o seu cão com regularidade ao veterinário para que este seja analisado, vacinado e esterilizado, se necessário.
Se pensar em adquirir um cão de pêlo longo, lembre-se que este terá de ser tosquiado com regularidade. Conseguirá suportar todos estes custos? 

4- Terá de alimentar correctamente o seu animal, tendo em conta que as necessidades nutritivas variam consoante a raça, sexo, idade, nível de actividade física, estado reprodutivo e saúde. Os cães de maior porte exigem uma alimentação mais dispendiosa. 

5- Deverá promover a socialização do seu cão e certificar-se de que este é adequadamente adestrado para que nunca constitua um risco para pessoas e animais.  Um cão sociável é um cão equilibrado. 

6- Quando passear o seu cão, deverá limpar todos os excrementos que o seu cão deixar na via pública. 

7- Terá de reconhecer as necessidades especificas da raça do seu cão em particular, conheça bem o temperamento do seu cão antes de o receber em casa.


Após responder a todas estas questões, ainda está disposto a assumir a responsabilidade de ter um cão na sua vida?  
  • Se a resposta for SIM, então muitos parabéns!
  • Se a resposta for NÃO, então deverá optar por outro animal de estimação, ou então, apadrinhe um animal nas muitas instituições de abrigo existentes, e seja participativo na ajuda a essas instituições.
Texto adaptado do livro Cesar's Way de César Millan

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! Muitas pessoas quando adquirem um animal não têm noção das responsabilidades e essa é a razão de tantos abandonos.

    ResponderEliminar
  2. O cão deverá ser considerado um membro da família, é uma responsabilidade e temos de ter tempo para ele, caso contrário, poderá dar azo a comportamentos anómalos do cão e como consequência o dono não aguentar mais essa situação.. é uma infelicidade.
    Se quiser ter o cão perfeito tem de trabalhar para isso diariamente.. ter um cão é uma responsabilidade de 24h.
    Cumprimentos,

    André Moreiras

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...