sábado, 31 de março de 2012

Por que motivo os cães dão voltas em circulo antes de se deitarem?

Ritual da hora de dormir
Existem algumas teorias sobre o assunto, mas apenas vamos mencionar as mais aceites.
 
Uma das teorias refere que os cães herdaram esse comportamento dos seus antepassados antes de serem domesticados pelo homem. Nessa época, os cães selvagens seguiam esse “ritual” ao escolher um local para se acomodarem para descansar ou dormir. No relento das matas, davam voltas sobre si mesmos com a finalidade de baixar a vegetação em seu redor para formar uma espécie de ninho ou cesta, e desse modo conseguiam um lugar mais confortável para dormir.

Outra teoria diz que os cães selvagens davam as tais voltinhas para terem a certeza de que não havia nenhum animal, espinho ou pedras no local onde pretendiam descansar. 

E por último, acredita-se também que este comportamento instintivo era para perceber a direcção do vento e então se deitar contra ele para sentir de imediato a presença de uma ameaça na área através do cheiro trazido pelo vento.

2 comentários:

  1. Meu cão dá voltas ao redor de si mesmo, sem ser a hora de deitar..Queria entender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao querendo alarmar e espero q nao seja nada, mas pode ser sinal de uma doença neurologica. Uma como a meningite è um a possibilidade, tendo medicaçao. Por favor mencione isso ao veterinario, pode salvar seu cachorro.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...