quinta-feira, 22 de março de 2012

Preparativos para ter um cachorrinho bébé num apartamento


Depois de falarmos acerca das questões que deverá responder antes de ter um cão, nada melhor do que saber como se preparar para o ter.

Como estamos na Primavera, vamos falar de cachorrinhos bébés, e a grande questão relacionada com os cachorrinhos... como preparar a nossa casa (apartamento) de modo a que ela se torne apta a ter cachorrinhos?

Todas as casas (apartamentos) têm o seu estilo... desde tapetes lindos e felpudos, antiguidades, móveis com design, sofás plenos de estilo que não queremos ver roídos ou destruídos. 

A Passos Caninos aconselha os seus amigos a tornar as suas casas (apartamentos) à prova de cachorrinho "ANTES" da chegada do cachorrinho!

Os cachorrinhos são naturalmente cheios de energia e curiosidade. Nos seus primeiros meses de vida, a sua forma de investigação do que os rodeia é justamente "PROVAR".
Acredite que eles são especialistas em meterem-se em apuros e podem destruir rapidamente pequenos objectos e engolir objectos sem que tenha tempo de se aperceber.

Então como fazemos?? Esta é a grande questão dos novos donos... 
Temos de descer ao nível deles... literalmente!
Sente-se no chão nas áreas por onde o seu cachorrinho irá passar na sua casa e olhe em volta, em busca de perigos potenciais que possam estar ao seu alcance. Isto inclui fios eléctricos e de telefone, plantas no chão, puxadores de estores, cortinas, tapetes felpudos, caixotes do lixo, caixas etc... ou seja, tudo o que seja suficientemente leve para ser derrubado.
Pense em materiais como o vime e a cartolina que podem não parecer tentadores mas que podem ser atractivos para os dentes de um cachorrinho, artigos soltos como sapatos, brinquedos, livros e revistas, bem como outros objectos semelhantes, não escaparão numa primeira fase, por isso habitue-se a apanhar "a tralha" do chão (e se tiver filhos, até poderá ser um incentivo a habituar as suas crianças a arrumar os seus brinquedos, faça disso uma brincadeira).

Nota importante: ACESSO À COZINHA OU À CASA DE BANHO
Assegure-se que as portas dos armários junto ao chão estão bem fechadas. Como precaução extra, considere a hipótese de colocar os produtos de limpeza e outros artigos tóxicos em locais mais elevados. 
Lembre-se que uma cortina de banho não sobreviverá ao "feroz" ataque de um cachorrinho... Assegure-se que a mesma se encontra dentro da banheira se o seu cão estiver sozinho na casa de banho.

Os cachorrinhos conseguem encontrar problemas em todo o lado, por isso como regra, limite inicialmente o acesso dos cachorrinhos no máximo a duas ou três divisões do seu apartamento. Quanto menos divisões permitir que ele visite, menos trabalho terá a torná-las "à prova de cachorrinho".

Assim que ele ultrapassar a idade de roer e estiver razoavelmente ensinado em relação ao local para fazer as necessidades, poderá gradualmente, dar-lhe acesso ao resto das divisões, como prova de confiança no seu cachorrinho... ele merece!
Também é importante saber, que muitos cães aprendem de bom grado a relaxar numa única divisão do apartamento, por norma na sua caminha ou na sua box, quando a família está fora, embora estejam habituados a correr por todo o apartamento, durante o resto do tempo.
No entanto, terá uma relação mais profunda e satisfatória com um cão que saiba como se deve comportar independentemente da divisão em que se encontra, por isso não pense em restringir o seu acesso a certas áreas do seu apartamento como uma solução permanente.

No próximo tópico, falaremos também dos cuidados a ter com o seu cachorrinho no seu quintal ou jardim, referindo quais os cuidados em especial que deverá ter no exterior.

NUNCA É DEMAIS A PREVENÇÃO:
  • É necessário trabalho e esforço, mas tornar o seu apartamento "à prova de cachorrinho" é melhor e mais económico do que correr com o seu cachorrinho ao veterinário para uma cirurgia de emergência, isto para não falar no desgosto de suceder uma fatalidade.
  • Os veterinários removem uma extraordinária variedade de objectos do estômago e intestinos de cães de todas as idades, incluindo almofadas de alfinetes (c/alfinetes incluídos), bolas de borracha, pedras, meias e outra roupa interior, fitas e muitas lascas de osso. (cuidado com a alimentação do seu cachorrinho, pois um bloqueio intestinal poderá ser fatal, opte por uma alimentação adequada e aconselhe-se com um profissional)
  • Esteja alerta a vómitos, ventre inchado, alterações nas fezes, baba ou convulsões e não hesite em levar o seu cão ao veterinário se suspeitar que comeu algo que não devia.





Texto adaptado do livro "Grande Manual dos Cães", de Arden Moore

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...