sábado, 17 de março de 2012

Tenho um cão medroso? O que posso fazer? Estas são as 10 dicas essenciais da Passos Caninos!!


Em primeiro lugar, deveremos tentar excluir quaisquer problemas neurológicos do cão e só com um exame adequado no veterinário é que poderemos ter a certeza absoluta disso.
Este passo é essencial, pois só no caso de inexistirem problemas neurológicos é que
poderemos tentar outras vias para a resolução do problema de comportamento que apresenta. 

Inexistindo problemas neurológicos, estamos perante um cão medroso, aparentemente de tudo e de nada.. e tentar saber o porquê disso será como encontrar uma agulha num palheiro, pois muitos desses problemas são fruto de um mau "imprinting" e de uma socialização incorrecta.
Desde bébé que o seu cão nunca aprendeu como lidar com o mundo exterior que o rodeia, quer seja a sua própria espécie, quer sejam de outras espécies, ou seja, muito provavelmente retiraram a cão da mãe cedo demais.


Então o que temos de fazer? Temos de dar a conhecer ao cão toda esta nova realidade que o rodeia, melhorar a sua confiança e conquistar a sua timidez.


O tempo será o nosso maior aliado para lutar e ganhar a confiança dele... não tenha pressas, nem tenha pena dele pois irá reforçar esse comportamento medroso que ele apresenta.




10 dicas essenciais da Passos Caninos
para alterar o comportamento num cão medroso:


 Nota prévia: O cão tornar-se-á mais confiante se aprender as regras da casa, com muito amor, carinho e apoio. Com um tratamento consistente, carinhoso e gentil a maior parte dos cães aproxima-se e aprende a confiar nos membros da sua família em poucas semanas, desenvolvendo as suas capacidades de socialização.


1- Comece por não o forçar a enfrentar situações assustadoras, tente deslocar-se devagar perto dele e deixe que ele reconheça que pode confiar em si e que agirá de forma consistente, estabeleça para ele uma rotina diária e cumpra-a.


2 - Estabeleça um espaço seguro para o cão (casota ou box), para onde ele
se possa retirar, escolhendo preferencialmente como local um canto do quintal ou da sua casa... deixe sempre que o cão faça sempre a aproximação a si, estenda apenas a mão lentamente para que ele a cheire e só depois é que lhe faça festas (evite festas no topo da cabeça, opte antes pelo dorso ou abaixo do focinho).


3 - O seu tom de voz é essencial, use uma tonalidade suave, alegre ou calorosa, nunca grite ou fale bruscamente pois irá reforçar o medo dele.


4 - A hora das refeições é a altura ideal para afastar a timidez dele e aumentar o laço que vos une, dê-lhe as refeições e guloseimas à mão ao invés de usar o comedouro, quando verificar que ele já come com um ar menos assustado vá iniciando esse ritual com o comedouro progressivamente, primeiro encha só um pouquinho de ração no
comedouro, depois encha até meio, depois totalmente, até ele n ter qualquer
receio do comedouro e comer lá perfeitamente.


5 - Fazer passeios (exercício) não vai ajudar o seu cão a perder o medo mas aprofundará a vossa relação. De início faça apenas passeios curtos na proximidade da sua casa para que o cão reconheça mais locais, sons e cheiros como familiares. Se ao ouvir um estrondo ele se assustar, como com os camiões do lixo por exemplo e tiver vontade de se esconder, apresse a passada para ele se distrair desse susto e ter
a oportunidade de se acalmar seguindo a sua sintonia e liderança.
Durante o passeio fale num tom alegre e confiante para reforçar a confiança do cão.


6 - Dentro da sua casa ou no pátio, envolva o cão em actividades que ajudem a desenvolver a sua confiança como brincar com uma bola ou fazer o jogo da corda deixando ele ganhar, oferecendo como recompensa, comida e muitos elogios.


7 - Não dê importãncia a objectos que o possam assustar (como um aspirador ou uma máquina de lavar) se os tratar com normalidade, ele aprenderá que não representam uma ameaça.


8 - Seguindo os passos anteriormente referidos, irá notar ao final de um tempo que o cão desenvolve a sua auto-confiança bem como a confiança dele em si, quando isto acontecer está na altura do cão entrar num programa de adestramento adequado que lhe permita estar perto de outros cães num ambiente controlado.


9 - Para desenvolver a socialização do seu cão perante visitas e estranhos que encontre nos passeios, peça para não estabelecerem contacto visual directo e no caso das suas visitas que se sentem silenciosamente na sua casa. Quando a curiosidade despertar no seu cão e for cheirar as suas visitas, peça a elas que lhe ofereçam guloseimas para que ele possa estabelecer uma associação positiva com as visitas.


10 - Todo este processo é lento, mantenha sempre a calma e deixe que o seu cão lhe mostre que está preparado para avançar para uma fase seguinte, no caminho para se tornar um cão confiante e feliz. 




Vai ser uma longa caminhada, mas é preciso saber seguir em frente para alterarmos o comportamento dos nossos cães.
Se tiver duvidas consulte um profissional, de modo a não cometer erros que prejudiquem a socialização e interacção do seu cão.



Texto adaptado do livro Grande Manual dos Cães, de Arden Moore

9 comentários:

  1. Olá pessoal, bem verdade que adestrar um cachorro parece um problema e tanto principalmente quando ele parece que aprendeu, mas apenas uma coisa só, e você não consegue fazer com que ele aprenda mais nada rs, mas eu descobri um método para adestrar qualquer cachorro em até 5 dias sem passar horas tentando ensinar, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoades@inglesaulas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, meu cão tem 7 meses e é muito medroso, como faço para ele adquirir confiança em si?

      Obrigado
      Henrique

      Eliminar
    2. Boa noite, meu cão tem 7 meses e é muito medroso, como faço para ele adquirir confiança em si?

      Obrigado
      Henrique

      Eliminar
  2. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  5. olá tenho uma yorkshire terrier adulta que tem medo de ir a rua, não sai de casa, já tentei de tudo mas ela n~a rua não anda fica estática cheia de medo. no entanto qdo vê a minha outra cadela serra da estrela quer é ir para o pé dela brincar. Gostaria de saber o que poderei fazer para ela deixar de ter medo da rua!

    ResponderEliminar
  6. olá, tenho uma yorkshire terrier adulta que tem medo de sair a rua, não sai de casa ja tentei varias vezes mas ela fica estática cheia de medo, no entanto quando ve a minha serra da estrela quer ir para o pe dela brincar.
    Alguem com dicas para ela perder o medo da rua e começar a passear??

    ResponderEliminar
  7. Olá tenho um yorkshire, que morre de medo de sons como timer de equipamentos ela treme muito e quer sair correndo, tento acalma lá mas se a porta estiver aberta ela sai correndo, alguém tem alguma dica pra ela parar com isso, pq não vou poder deixar de usar os equipamentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...