segunda-feira, 16 de abril de 2012

Conversas caninas com André Moreiras


Hoje é o dia de eu falar nos meus patudos... tive a honra de criar desde bébés em casa dos meus pais dois belos cães com personalidades completamente distintas...

Do lado esquerdo desta foto tirada já há uns bons anos em cima da minha cama.. hehehe... temos o Horus, um Samoyedo puro nascido a 29 de Dezembro de 2003 e do lado direito o Pulguinha, nascido a 15 de Junho de 2002.

O Horus é o companheiro ideal para as crianças, brinca muito e nunca é agressivo para as pessoas. Os samoyedos são conhecidos pelo cão que está sempre a sorrir, são extremamente carinhosos, fiéis, e são cães que apreciam a companhia dos donos. Tem porém o grande inconveniente de ser um "Zé peludo", e a escovagem é extremamente necessária, caso contrário, temos o inconveniente de ter tufos de pêlo branco agarrado à nossa roupa, e de igual modo, emitem uns ganidos e ladridos de tom agudo que se pode tornar aborrecido e inconveniente por vezes... eventualmente uns uivos também poderão acontecer.
Cão de guarda? Nunca na vida! O Samoyedo é amigo de todas as pessoas, ou no caso deste Horus em concreto, como é medroso não dá confiança e foge, só quando se ambienta com as pessoas é que se torna amigo. Mas nem todos os Samoyedos são iguais, este embora apresente um nível de energia baixo e com personalidade submissa, eu já tive outro com um nível de energia elevado e dominante.
É um cão que se exige paciência e muitas repetições no adestramento, pois distrai-se facilmente e aprende menos rápido que os outros cães.

O Pulguinha é um arraçado de Pincher, muito teimoso, sempre alerta e com a alcunha dada por mim de "defensor dos fracos e dos oprimidos", ou seja, o Pulguinha não tolera confusões dentro de casa, ele quer impôr a ordem! É extremamente dominante, ciumento e só um dono com muito pulso é que consegue dominá-lo... tentativas de agressão a quem quer que seja dentro de casa ou beijinhos inesperados aos donos são severamente punidos com grunhidos (rosnadelas), ladridos de domínio e também com agressividade à mistura, mordiscando os pés por norma.
É um cão que desde bébé sempre foi diferente, roeu muito pouco e não gosta de brincadeiras. Sempre que brincamos com uma bola, vem a correr atrás, rosna e quer parar com a brincadeira.
Como um cão dominante, tem sempre um nível de energia excitado/emocional muito elevado, quer sempre ser o primeiro a receber guloseimas e carinhos e impõe a ordem ao Horus em todas as situações com grunhidos e ladridos de domínio para que ele nunca se esqueça disso.
O Pulguinha é também um cão ágil, veloz (ainda que seja um cão sénior e já com algumas artroses) ideal para guarda pois dá conta de qualquer ruído, amigo, muito fiel e carente dos seus donos e acima de tudo extremamente inteligente. Não há nada que o Pulguinha não entenda ao fim de algumas repetições e no adestramento canino tem-se revelado um verdadeiro mestre, mesmo com 9 anos e 10 meses de idade.

Ambos se dão bem quer dentro de casa, quer fora de casa... é apenas uma questão de educar os cães... quando estão dentro de casa têm de se manter sossegados e ao nosso lado... eu recorro ao reforço positivo como forma de os educar continuamente e funciona porque eles são mesmo muito gulosos!

Fica aqui uma foto "à jogador da bola" e actual numa das sessões de adestramento que fiz com ambos.


Provavelmente pensarão, Deus me livre o rafeirito! Hehehehe
Mas os cães quando são nossos há tanto tempo são membros da família e aceitamos as qualidades e defeitos que eles possuem, o Amor por eles e o deles por nós é muito superior a qualquer defeito e é das melhores recompensas que podemos ter neste mundo.
Por outro lado, nem sempre o Horus é o bom da fita, derivado a serem dois machos são frequentes as lutas por domínio em que "ambos" se atacam sem motivo aparente. Dessas lutas, ao separá-los já fui mordido por ambos, e a última "dentadinha" foi dada pelo próprio Horus na passada sexta-feira 13 na minha mão direita.
Como castigo, vamos os 3 às vacinas esta semana para ninguém se ficar a rir! ;)

Fica por falar a chegada da minha cadelinha bébé e de raça Schnauzer miniatura (a Blanca) que está marcada para breve e que será uma aventura a acompanhar neste blog.


Espero que tenham gostado desta conversa canina.

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...