domingo, 13 de maio de 2012

ATENÇÃO!!! Lista dos 5 conteúdos mais perigosos das malas femininas!!


Os cães e os gatos são animais curiosos e exploradores e se encontrarem uma mala ou mochila aberta ao seu alcance, torna-se uma tentação irresistível! Num espaço compacto o seu animal pode encontrar muitos tesouros saborosos para brincar, cheirar e mastigar. Isto não será um problema se todos os conteúdos das malas fossem seguros, mas infelizmente não é assim, pois na maioria dos casos eles são reservatórios de coisas tóxicas para cães e gatos.


Os 5 objectos mais comuns nas bolsas femininas são:

Pastilhas elásticas; medicamentos; cigarros; inalador de asma e desinfectante para as mãos. 
Estes objectos são tóxicos e alguns podem envenenar o seu animal de estimação.
 
Vejamos então em pormenor:



PASTILHAS ELÁSTICAS, GOMAS, REBUÇADOS e CHOCOLATES


Muitas mulheres têm nas suas malas pastilhas elásticas e não sabem que se for engolida por um cão pode ser fatal. As gomas, rebuçados e pastilhas elásticas, nomeadamente aquelas sem açúcar, contêm Xilitol e se ingerida uma pequena quantidade é extremamente perigoso, por estimular a secreção de insulina e consequentemente baixar os níveis de açúcar no sangue. 
Se for ingerida uma grande quantidade os cães podem sofrer de insuficiência hepática grave. 
Os sintomas de envenenamento por Xilitol são: vómitos, diarreia, fraqueza, dificuldade em andar, tremores, convulsão e icterícia. 
O chocolate também é venenoso para os cães e já vimos AQUI as consequências da sua ingestão.



MEDICAMENTOS HUMANOS


Muitas malas contêm comprimidos, frascos de medicamentos que são irresistíveis para alguns cães por se assemelharem a brinquedos que chocalham. 
Todos os anos, cerca de metade das urgências dos Hospitais Veterinários, devem-se à ingestão de medicamentos humanos potencialmente tóxicos. 
Os medicamentos mais comuns são Paracetamol, aspirinas e antidepressivos, que se ingeridos por cães e gatos podem causar úlceras estomacais e intestinais, bem como insuficiência renal em especial nos gatos. Para além disso podem causar a destruição dos glóbulos vermelhos e prejudicar o transporte de oxigénio para as células, o que pode ser fatal.



INALADORES PARA A ASMA

Se o seu cão morder ou roer um inalador e perfurá-lo, corre o risco de morrer por envenenamento. Os inaladores contêm doses concentradas de drogas beta-agonitas (por exemplo albuterol) ou esteróides (por exemplo fluticasona) e ao ser perfurado o seu cão ficará exposto a uma grande concentração de drogas de uma só vez, que pode resultar em vómitos, agitação, arritmia cardíaca, colapso e morte.
 


CIGARROS E OUTROS PRODUTOS QUE CONTÊM NICOTINA 

Sabia que apenas 3 cigarros podem ser fatais para um cão pequeno? Tudo depende da "força" ou "leveza" do cigarro. 
Igualmente tóxico para o seu animal é o tabaco de mascar e os produtos para deixar de fumar em especial a goma de nicotina.
Após a ingestão, os primeiros sintomas surgem em menos de 15 minutos: verifica-se o aumento do ritmo cardíaco, respiração ofegante sintomas neurológicos, incontinência da bexiga ou do intestino, tremores, paralisia e morte. 




DESINFECTANTE PARA AS MÃOS

Nos últimos anos a venda de desinfectante para as mãos disparou  e tornou-se um produto habitual nas nossas malas e mochilas. 
Estes produtos contêm grandes quantidades de álcool que eliminam quase a totalidade dos germes. 
Se uma pequena porção de desinfectante para as mãos for ingerida pelo seu cão, tem o mesmo efeito que beber um "shot" de uma forte bebida alcoólica.
Os principais sintomas são: uma grave queda de açúcar no sangue, perda de coordenação,  Diminuição da temperatura corporal, problemas neurológicos, coma e morte.



Por precaução, mantenha sempre a sua mala ou mochila pendurada e fora do alcance do seu animal de estimação.

Se suspeitar que o seu animal engoliu alguma substância tóxica ligue de imediato para um veterinário.

Saudações caninas,
  
Catarina Borges
Colaboradora da Passos Caninos 


Fonte: Texas-dog-cat

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...