quarta-feira, 23 de maio de 2012

Blanca: A cachorrinha inteligente

Já passaram 4 dias desde que fomos buscar a nossa Blanca.

A Blanca dia para dia desenvolve-se cada vez mais, e confesso que é muito gratificante vermos os nossos bébés crescerem. 

Em relação à habituação aos horários da cachorrinha.. Ao fim de algum tempo a rotina começa a ser igual, tenho feito questão de nesta primeira semana acompanhar bem de perto a Blanca para ver como ela reagia ao seu novo meio ambiente, e claro, aos novos donos.
Em primeiro lugar, foi uma excelente ideia ter enviado a manta onde ela dorme previamente para o Canil Vale da Rocha pois permitiu que ela reconhecesse de imediato o local onde deve dormir... graças a isso, nunca tivemos choradeira de noite e ela nunca fez as necessidades na caminha pois sabe que é o seu ninho.

A Blanca é uma Schnauzer miniatura branca como já referi, raça essa que em termos de inteligência canina correspondente ao 12º lugar (ranking-das-racas-de-caes-mais-inteligentes-e-faceis-de-adestrar-do-mundo/).
Poderia pensar que talvez fosse um mito, mas a Blanca já me provou o contrário.


Evidências visíveis através de observação: (note-se, em apenas 4 dias)

1 - A Blanca desde o 2º dia que está em nossa casa que só faz o xixi no resguardo (no espaço destinado a ela), os cócós muitos são no alvo outros um pouco ao lado. Claro está, cada vez que a brincadeira é fora do espaço destinado à Blanca e ela está entusiasmada faz um xixi fora do penico.. lol.. o tapete da nossa sala já foi bombardeado algumas vezes.
Outra coisa engraçada, se os donos não estiverem perto e ela fizer um xixi ou um cócó ela chama os donos com uns ganidos que fazem parecer que ela está a cantar (acontece normalmente quando desperta depois de uma soneca) como quem diz... Já fiz! Venham ver... Hehehe

2 - A estimulação dos instintos da Blanca de caça e de presa não poderia ter corrido de melhor forma, a Blanca já consegue aguentar períodos de brincadeira mais prolongados, persegue os objectos predilectos dela incessantemente (o ossinho rosa ou a bolinha de adestramento), abocanha de forma forte e com uma mordida progressivamente melhor (mea culpa... lol.. que tenho ensinado técnica de mordida a ela), mata o objecto, e arrasta-o até à caminha dela ou para a nossa sala muitas vezes.
Se eu lhe puxar o osso por exemplo, ela rosna e agarra com mais força... eu deixo ela ganhar para reforçar esse comportamento essencial ao adestramento. 

Todos os dias brincamos pelo menos 1 hora a 1 hora e meia (15 a 20 minutos várias vezes ao dia), depois de fazer as suas necessidades e comer, para que se canse mais e descanse melhor. 
Ela dorme ainda durante bastante tempo... os períodos em que está acordada ainda são relativamente curtos (cerca de 1 hora a cada intervalo de sono)... normalmente, acorda de 3 em 3 ou de 4 em 4 horas.

3 - Já iniciei o treino de clicker com a Blanca... ao fim de poucas repetições rapidamente associou o click à comida, claro está, ainda é necessário reforçar mais esta questão.. .por norma fazemos um treino diário de 15 minutos.

4 - A Blanca sem ser ensinada por sua iniciativa já senta, já deita, já se põe de pé nos quartos traseiros e já faz trabalho de pistagem... basta fazer um rasto de migalhinhas e por a recompensa escondida e ela encontra tudo... efectivamente, Schnauzer é nariz sem sombra de dúvidas,  e este é o melhor dos sentidos dela.

5 - Também já aprendeu, que quando eu digo um "Schhhhh!" bem alto é sinal que está a fazer asneira e pára de imediato o que está a fazer.

6 - Desde que provou os biscoitos para puppy da Eukanuba ficou enlouquecida por aquele cheiro e já não come a ração sem eu misturar um biscoito esmigalhado conjuntamente com a ração... se estiver só ração, ela cheira mas não come.

7 - Se o resguardo já estiver muito sujo, já não faz em cima do resguardo e faz ao lado! Como quem diz... primeiro limpa lá isto, e eu depois faço aqui.. lol


Para além de tudo isto em termos de treino, tenho feito prevenção em relação à agressividade por comida e ansiedade de separação, e tenho trabalhado a socialização com sons e ruídos e a inibição de mordida onde não deve... felizmente, sempre tudo muito bem sucedido.

Fora tudo isto, é uma cachorrinha adorável, amiga dos donos e adora o meu colo... local de eleição para ser embalada e adormecer antes de ir para a caminha (ver foto), é mesmo muito meiga e aceita muito bem novas pessoas e animais (pelo menos até agora)

E por agora é tudo, aqui na redacção do Diário da Blanca. ;)


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...