terça-feira, 15 de maio de 2012

Conversas Caninas com Joana Silva do blogue "O mundo do Lucas"


Hoje estamos à conversa com a Joana Silva do blogue "O mundo do Lucas".

A Joana é uma estudante do último ano da licenciatura de Direito na Universidade Católica do Porto - Foz e possui um blogue dedicado aos nossos amigos de 4 patas, em especial, ao Lucas!

O Lucas é um lindo caniche (cheio de mimo e ternura segundo a Joana), e com uma história muito curiosa conforme irão verificar na nossa entrevista, fazendo dele alguém muito especial, razão pela qual a Joana faz questão de relatar o seu dia-a-dia com o Lucas no seu blogue, para além de postar acerca de várias temáticas muito importantes em relação aos cães.


Mas onde surgiu a raça caniche? Quais as suas características?

O Poodle ou Caniche é uma raça de cães de companhia e estimação. O nome Poodle vem do alemão Pudel, ou Pudelhund, de pudeln que significa "molhar ao redor". Em espanhol é chamado de perro de lana (literalmente "cão de lã").
O poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade.
Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituído e muito gracioso, que se distingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, o poodle possui aspecto inteligente, constantemente alerta e activo.
O poodle é famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos, têm coloração castanha, âmbar escuro, ou preta.
Os olhos do poodle são levemente oblíquos, situados na altura do stop. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta.
Na raça poodle, a pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão.
Já a pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordelinhos típicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, castanho, cinza e abricó (cor de laranja-amarelado).
Quanto ao tamanho, a raça poodle tem 4 variedades: tamanho gigante, de 45 à 60 cm; tamanho médio, de 35 à 45 cm; tamanho miniatura ou anão, de 28 à 35 cm, e por fim o Toy, com no máximo 28 cm, medidos sempre na altura da cernelha.

Fonte: www.guiaderacas.com.br


Acerca da Tosa típica do Poodle....

Já sobejamente conhecidas em exposições, vemos a Tosa Leão, a Tosa inglesa e a Tosa carneirinho.
Exemplo da Tosa Leão

 Exemplo da Tosa Inglesa

Exemplo da Tosa Carneirinho 

O Poodle de pêlo trançado é o Poodle cujo pêlo foi deixado crescer livremente, sem que fosse feita tosa, ficando com a aparência de tranças ou cordões (em inglês chama-se Corded Poodle, literalmente poodle "atado com corda").
Alguns Poodles têm pêlos que naturalmente se amarram, outros requerem que alguém trance seus pêlos, mas virtualmente todos os Poodles são capazes de ter o pêlo trançado desde que seu pêlo adulto já tenha se estabelecido. Uma vez feitas, as tranças não podem ser desfeitas, sendo necessária a tosa total para que o pêlo cresça normal.
Os historiadores acreditam que os primeiros cães desta raça eram trançados, porém, pela dificuldade inerente à manutenção deste tipo de pelagem, começaram a ser preferidos os de pêlo lanoso.

Temperamento:
São inteligentes (segundo a classificação de inteligência dos cães), brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com o seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoados.
Por serem tão inteligentes podem se aborrecer facilmente, e são bastante criativos em criar travessuras (principalmente quando deixados sozinhos).
São cães extremamente orientados às pessoas e, consequentemente, zelosos a elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser bons com crianças.
Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis e atléticos, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.

Fonte: Wikipédia


E o que podemos dizer do Lucas? O que terá a Joana para nos contar? 

Passos Caninos - Porque é que escolheu esta raça? Como é que conheceu esta raça?

Joana Silva - Não fui eu quem o escolhi, foi mais ele que me escolheu. Tendo eu tão tenra idade achei que falta algo para viver comigo, não seria um namorado porque isso já a casa tinha, faltava algo.... mas um bebé não podia ser!! A companhia de um cão foi uma ideia que sempre ansiei até porque em casa dos meus pais existe o Tico – um labrador lindo e carismático. Não sabia é que o Lucas estava mesmo aqui debaixo do meu nariz. Procurei ninhadas de caniche, de yorkshire e de shih tzu.
Achei que dar tanto dinheiro por um cão era um erro de morte.
Comecei a procurar abandonados/perdidos, e quando estava quase a desistir encontrei o Lucas no fórum da arca de nóe. É este! É mesmo este! Mandei e-mail, esperei ansiosamente que a família de acolhimento me respondesse. Confesso que entrava no e-mail imensas vezes só para ver se tinha alguma resposta.
Eu já tinha tido uma caniche preta quando era pequena, mas entretanto a Pretinha passou a ter de ficar imenso tempo sozinha e imensas coisas até então haviam acontecido, até que a minha mãe resolveu doar a uma amiga da família.


Passos Caninos - Quais as principais características da raça? Como define o seu temperamento, personalidade e comportamento social com outros cães e pessoas?

Joana Silva - Existem as características padrão da raça, mas creio piamente que cada cão tem a sua própria personalidade. No caso do Lucas, ele é muito independente e bem-disposto. A convivência com ele só traz alegrias. Concentra a sua atenção toda em nós e aguarda sossegado que eu termine as minhas tarefas para depois estar com ele. Tem uma alegria irreprimível e indescritível quando nos preparamos para passear. Nada escapa aos seus olhinhos inteligentes.
O Lucas é bastante sociável com apenas um aspecto a reter - se ele estiver com o peitoral e trela e algum cão se aproximar de mim, ele fica bastante nervoso, tremendo por tudo quanto é lado e não pára de latir até que eu o pegue ao colo. De resto, é impecável.


Passos Caninos - Quais as virtudes e defeitos desta raça?

Joana Silva - As principais virtudes do caniche são, sem sombra de dúvida, a sua obediência, fidelidade e docilidade. A amabilidade e capacidade de adaptação também são virtudes que consigo verificar no meu quatro patas.
Não encontro defeitos. Talvez existam umas arestas para limar, mas isso tem a ver com a própria individualidade do cão.


Passos Caninos - É um cão fácil de adestrar/treinar?

Joana Silva - Como referi anteriormente, a sua obediência ao dono é fenomenal. Ele respeita os laços criados e gosta de agradar ao dono. Por exemplo, o Lucas inicialmente se não o levasse às horas certas para passear fazia xixi dentro de casa, eram poucos, mas entendia-se. Até que decidimos comprar os tapetes higiénicos e ver se ele gradualmente fazia neles. Ele, em pouco tempo, aprendeu que tinha de fazer no tapete higiénico. O tapete ia-se movendo até à varanda e hoje ele pede, se a porta estiver fechada, para ir lá fora fazer xixi.


Passos Caninos - Qual o nível de energia do seu cão?

Joana Silva - Se eu estiver em casa é um cão demasiado enérgico, se for o meu namorado ele dorme que nem um anjo. Quando se fala em passeio é um pequeno galgo, adora correr à volta do Estádio do Dragão sem trela e só pára se nós pararmos também.


Passos Caninos - É um cão que se adequa a apartamento? Ou apenas deverá viver num espaço exterior?

Joana Silva - Sim, adequa-se a um apartamento. A comodidade e quentinho da casa são muito apreciadas pelo menino cá de casa.


Passos Caninos - Cuidados especiais com esta raça?

Joana Silva - Além dos banhos regulares, tosquias, limpeza dos ouvidos , não existem muito mais cuidados diferentes de qualquer raça de cão.


Passos Caninos - Tem mão firme no cão ou acaba por ceder a algum capricho ou exigência?

Joana Silva - Engraçada esta questão. Ele é tão moldável. Ele dá-me o que eu quero, ele recebe o que ele quer. Sabe que, por vezes, parece que ele me agradece por eu tê-lo acolhido, quando é precisamente o contrário?

Passos Caninos - Qual o episódio mais curioso e divertido com o seu cão?

Joana Silva - Existem muitos, mas um que posso destacar foi o momento em que ele aprendeu a ladrar e a surripiar comida. No Natal ele foi connosco para casa dos meus pais e teve forçosamente de conviver com o Tico. Até então o Lucas nunca havia latido, nem uma coisa insignificante. Então no dia 24 o Lucas estava a fazer o seu passeio matinal pelas áreas exteriores da casa, e o Tico estava a preparar-se para comer. Ao se aperceber do Lucas começou a ladrar, o Lucas não lhe fez caso e seguiu. A porta ficou aberta e lá foi ter com o Tico, este voltou a ladrar-lhe novamente, ao que o Lucas responde com um fraco latido que colocou o Tico no sítio. Foi até à comida do Tico comeu-a, bebeu da água dele sob o olhar atento do Tico e com tentativas de o afastar. Depois, saiu com toda a pose, entrou em casa e deitou-se na sua cama. Nós que os observamos da janela ficamos deliciados a vê-lo.


Passos Caninos - O cão é feito à imagem e semelhança do seu dono. Como descreve o seu relacionamento com o seu cão?

Joana Silva - O meu relacionamento com o Lucas é como de mãe e filho. Sempre que ele está longe de mim, falta um pedacinho em mim. Ele também sente a minha falta porque mal chego atira-se a mim, se o ignoro ele não me larga até eu o mimar. Refiro-me imensas vezes a ele como “meu filhote”. Preocupo-me com o bem-estar dele. Tenho sorte em ser a escolhida para cuidar dele.
Gosto de lhe comprar roupinhas, mantinhas. De lhe dar banhinho e miminhos. Gosto de lhe fazer de vez em vez franguinho esfiado com arroz. Ele lambuza-se todo a comer, é divertido vê-lo.
Eu amo o meu Lucas, o meu pequeno filhote.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...