domingo, 3 de junho de 2012

Conversas Caninas com Pedro Simões acerca do Spike, o seu Rottweiler!


Hoje vamos falar com o meu amigo Pedro Simões, um grande aficionado da Raça Rottweiler, que está sempre acompanhado do seu fiel companheiro "Spike", também carinhosamente apelidado entre a família do Pedro de "kãoguru", um cão que adora brincar e que vive a sua vida de forma equilibrada e feliz, fruto de muito esforço pessoal do seu dono e familiares uma vez que foi adoptado e tinha muito má auto-estima.
Neste momento, tais acontecimentos para o Spike já estão esquecidos graças ao esforço pessoal e meritório do Pedro que conseguiu proporcionar uma vida melhor ao seu cão através de uma conduta positiva e pró-activa modificando o comportamento inseguro do seu cão para um comportamento equilibrado.
O Spike para além de brincalhão é também um cão muito dócil, e ainda que a raça Rottweiler seja considerada das potencialmente perigosas, o Spike é justamente o contrário.
É graças a exemplos como o do Pedro e do Spike que eu acredito cada vez mais que o importante não é ter um cão de raça, mas sim um dono de raça.
A relação do Pedro com o Spike é uma relação única e especial e a vida de ambos nunca mais foi a mesma desde que se conheceram... Parabéns Pedro e Spike pela vossa cumplicidade!


E o que podemos dizer em relação à raça Rottweiler?

Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros da região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tracção. Fruto de cruzamentos artificiais, é reconhecidamente uma das raças "fabricadas" mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos. Os rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido a sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.

Fonte: Wikipédia


E como será o Spike? Vamos ver o que diz o Pedro na nossa entrevista..

 
Passos Caninos - Porque é que escolheu esta raça? Como é que conheceu esta raça?

Pedro Simões - Sempre fui um apaixonado pela raça, a escolha é feita mesmo por paixão e gosto pessoal,… conheci através do criador LUCAMAR e o meu primeiro contacto físico foi com um exemplar do criador CRUZ ALTA que hoje só se dedica exclusivamente a criação da raça dobermann


Passos Caninos - Quais as principais características da raça? Como define o seu temperamento, personalidade e comportamento social com outros cães e pessoas?

Pedro Simões - Excelente cão de guarda e de trabalho, de uma profunda dedicação ao dono e à família mais, dotado de uma enorme meiguice que ás vezes até enjoa um cão que procura muito os afectos humanos e que precisa deles, adora estar na “sua” casa, bastante territorial, gosta e tem de ter sempre tudo a sua volta bem controlado. Tem um temperamento firme, desconfiados e uma personalidade forte e vincada. Ao contrário do que se diz não é uma raça agressiva é sim uma raça dominadora. O contacto quer seja com outros animais quer seja com pessoas deve ser feito com cuidado e sob vigilância. Deve ser das poucas raças que eu tenha conhecimento que a seguir a um arrufo está pronto para brincar outra vez e não guarda rancor. Penso que seja um cão com bastante autoconfiança e sabe valer-se do porte que tem para não ver as coisas como uma ameaça, se acontecer alguma coisa resolve-se, ;-) por isso é tão importante a socialização desde cedo com pessoas e outros animais.


Passos Caninos - Quais as virtudes e defeitos desta raça?

Pedro Simões - Virtudes são todas a meu ver. Defeitos huumm talvez a teimosia que é muitaaaaaaaaa


Passos Caninos - É um cão fácil de adestrar/treinar?

Pedro Simões - Adora trabalhar e tem um orgulho imenso em mostrar e fazer o que lhe é ensinado, quando assim o pedimos. É um cão muito brioso.


Passos Caninos - Qual o nível de energia do seu cão?

Pedro Simões - Em cachorro era imensaaaaaaaaaaaaaa agora com quase 3 anos tem dias :-) que tb depende do que comer nesse dia… pq se comer carne ou comer uma rotula de vaca garantidamente que é dia de "festival".


Passos Caninos - É um cão que se adequa ao seu apartamento?

Pedro Simões - Completamente! É um cão que adora estar em casa


Passos Caninos - Cuidados especiais com esta raça?

Pedro Simões - Os normais como qualquer outra raça mas tem que se ter especial atenção ao estômago e pele porque são atritos a problemas. O que regra geral as pessoas mencionam sempre é ossos e articulações mas isso já é um problema genético que o ser humano é o maior culpado devido aos cruzamentos que fazem em prol da questão financeira e não pelo gosto de criar e seleccionar bons exemplares.


Passos Caninos - Tem mão firme no cão ou acaba por ceder a algum capricho ou exigência?

Pedro Simões - Ora bemmmm.. mão firme tenho que ter e tenho, mas acabo por às vezes ceder acho que cria um maior empatia entre cão e dono e cumplicidade


Passos Caninos - Qual o episódio mais curioso e divertido com o seu cão?

Pedro Simões - Ui!! Episódios tenho tantos desde ele andar a “caçar” borboletas e apanhar moscas no ar, até se estampar contra um sinal porque ia a olhar para trás a andar a correr com uma caixa de cartão que apanhou na rua… o meu cão gosta de ser engraçadinho


Passos Caninos - O cão é feito à imagem e semelhança do seu dono. Como descreve o seu relacionamento com o seu cão?

Pedro Simões - O cão é o reflexo do dono, sei que não me fica bem dizer isso mas é a realidade mas eu juro que não ponho caixas de cartão na cabeça e ando a correr. A minha relação com o Spike é ótima mesmooo adoro-o e faço tudo por ele e penso que seja reciproca. Temos muita cumplicidade as vezes basta lhe fazer uma expressão de olhos para ele ladrar por ex não vivemos um sem o outro loooooooooool



Agradecimentos:

Ao Pedro Simões e à sua irmã Ana Simões pela vossa colaboração nesta entrevista acerca da raça Rottweiler, pela vossa amizade, e pela vossa dedicação aos animais.
Quando puderem temos que socializar a Blanca com o Spike e com os gatinhos da Ana.

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...