sexta-feira, 22 de junho de 2012

Já não sou bébé! Já sou uma menina

Pois é amigos... ela cresceu! Tanto a nível físico como a nível de desenvolvimento mental e das suas capacidades e já não se comporta tanto como uma bébé mas sim como uma menina, mais apta a aprender é certo, mas também a ser teimosa e mal comportada quando está aborrecida.

Neste momento já levou o 3º reforço de vacinas e a desparasitação interna e só tem de voltar em Setembro ao veterinário, já pesa 3kg (o dobro de quando chegou aqui a casa) e tá muito maior em termos de tamanho bem como a barbicha dela que já começou a crescer.
"Epá, que gira que ela está... é tão linda e tão fofa!" (frases mais correntes quando conhecem Blanca)

Não se iludam... lol.. por detrás de uma linda Schnauzer miniatura branca, existe uma mente voraz e perversa para a asneirada, ora vejam:

A história das batatas:

Um certo dia a Catarina saiu primeiro que eu de casa, e quando acordei e saio da zona dos quartos para a zona do hall de entrada deparo-me com um cenário Dantesco... resguardo completamente desfeito à dentada, o Pintinho Piu desfeito e com as penas a voar por todo o lado... e... uma coisa no chão que eu apanho... que raio?... Batata??? Como é que esta bicha foi às batatas??
Olho para o lado e vejo os puffs que nós pomos para barrar o acesso à cozinha fora do sítio, um pra cada lado... oh lá... como é que isto é possível?
Sim... ela aprendeu sozinha... que correndo e mandando o peso todo para cima do puff ele desloca-se.. e nesse dia, por sorte! o malandro do puff estava mal preso... foi o suficiente!

Entro na cozinha... mais pedaços de batata!
O tapete da cozinha estava um reboliço.. foi um festival!
E perguntam voçês... e a Blanca? 
A Blanca? Mal eu entrei no cenário, não sei porquê foi a correr para a caminha dela e ficou deitadinha quietinha até eu acabar de limpar a bela festa que ela fez... já sabe muito! Lol


Mais coisas engraçadas que demonstram o crescimento da Blanca...

1 - A Blanca já sabe abrir as portas quando estão mal fechadas... ah pois é!... apoia-se na porta e arranha com as patinhas (eu vi e fiquei impressionado) e abre a porta toda contente.

2 - A Blanca já sabe perfeitamente onde é o quarto dos donos e gosta muito da nossa cama não sei porquê... lol

3 - Já aguenta mais as necessidades.. e muitas vezes quando está junto a nós desaparece estrategicamente e vai até ao tapete de treino e faz um xixi ou cócó para receber o prémio do dono (biscoito).

4 -  A Blanca já sabe que cresceu e já chega com as patas ao sofá.. ainda não consegue subir sozinha, mas não é menina de desistir à primeira... tenta, tenta, tenta... e quando não consegue é que se rende e vai pró tapete da sala roer o seu osso de corda rosa que ela adora... mas não vai ser por muito tempo porque eu sei que um dia ela vai conseguir... lol


Acerca dos Passeios... As fobias aos Skates e aos degraus (com dicas de adestramento)

Adora passear com os donos e conhecer novas pessoas, é toda lambidelas para qualquer pessoa (morder está reservado prós donos.. sacana!) e mesmo com os cães não tem demonstrado qualquer problema.. sempre muito curiosa.. às vezes até demasiado! Porque a barreira entre o curiosa e teimosa é muito ténue... lol

Tem a mania de querer cheirar cada porta de prédio por onde passa e puxa a trela para teimar comigo como se ganhasse... lol... e começaram as fobias... subir escadas/degraus é na boa... mas descer, principalmente se forem degraus maiores... tá quieto! 
Bloqueia... faz a famosa travagem a 4 patas.. por vezes emite ganidos, não é medo é insegurança!

O procedimento de correcção é simples... é deixá-la ter o tempo que quiser mas tem de descer as escadas sozinha (nunca pegar ao colo!)
Ela usa a trela dorsal.. eu desço as escadas e chamo-a para a encorajar ao mesmo tempo que lhe dou um ligeiro toque na trela como incentivo a descer... ela pode demorar mais um minuto ou dois, mas sempre desceu as escadas sozinha! Ao fim de um tempo a mente desbloqueia e passa a ser um procedimento normal.

Outra fobia que eu reparei durante os passeios, foi os skates....

Esta fobia mostrou-se um pouco mais acentuada, mais em forma de medo e não de insegurança (a cauda ficou entre as pernas).. aqui o procedimento é diferente!

Quando o nosso cão tem um comportamento de medo, o nosso objectivo é não aumentar ou fomentar esse mesmo medo, e sim, desbloqueá-lo o mais cedo possível... obviamente a primeira reacção dela quando teve medo foi querer que eu a agarrasse ou meter-se no meio das minhas pernas.. mas eu ignorei esse comportamento, e também haviam umas miúdas que lhe queriam fazer festinhas mas nessa ocasião em específico eu não deixei e friso que nunca se deve dar afecto a um cão com medo!

A primeira coisa que fiz foi seguir em frente e continuar a andar pelo passeio fazendo uma aproximação progressiva à zona dos skates.. comecei a brincar com ela e ela reagiu... muito bem.. aproximo mais um pouco... mais um pouco.... mais um pouco..  e nisto há uma senhora que a quer conhecer e os skates estavam a passar mesmo ao lado e ela já estava toda contente e feliz e a cauda bem levantada.. excelente! perdi ali 30 minutos mas valeu a pena.
No dia seguinte... pedi a um miúdo que me emprestasse o skate e deixei ela cheirar o skate e comecei a brincar com o skate com ela e a fazer ruídos com o skate no chão (com intensidade progressiva) de modo a ela ter uma associação positiva de brincadeira.. ela reagiu bem e sem medo... prova superada!

Acerca da praia...
Nunca pensei que o efeito relaxante de estar na praia também fosse visível nos cães.. aliás, nunca a vi tão calma na minha vida.. tá sempre aos pinotes!
Ficou ali ao meu colo e da dona para não ficar cheia de areia... e só lhe faltavam os óculos de sol!

Ficou por falar da ida ao parque urbano de Santa Iria... sim, já foi correr com os donos e adorou... vem bem junto a nós sem trela, portou-se tão bem como o tio Pulguinha e depois tomou uma banhoca. Tenho de levar os dois da próxima vez!

Outra coisa que eu recomendo nos passeios a todos os donos... o uso da pipeta "Advantix" não é suficiente para o vosso cão ir à rua e não apanhar parasitas... aliás, como todos sabemos a pipeta tem o uso limitado de 30 dias com efeito decrescente a nível de eficácia.. eu tive o azar da Blanca conhecer uns cães menos asseados e após socialização entusiasmada deles com a Blanca, detectámos (eu e a Catarina) 4 pulgas a passear na Blanca... pus-lhe de imediato a coleira anti-parasitas da "Scalibor" e ainda apanhei uma outra pulga mas já morta.. ou seja, a coleira tem muito melhor eficácia que a pipeta e pelo menos dura 6 meses!
No entanto, não prescindam da vossa segurança... usem a coleira e a pipeta nos vossos cães!
E por agora é tudo na redacção do Diário da Blanca, espero que tenham gostado, e aproveitem as minhas dicas! 

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...