terça-feira, 5 de junho de 2012

O lado negro da Blanca.. a teimosia!

A Blanca já está connosco há cerca de 15 dias, já cresceu bastante desde que a fomos buscar e já conhece perfeitamente os donos (Já faz as famosas festas de beijinhos quando nos vê, a que eu carinhosamente chamo de "Ataques Schnauzer")
Confesso que adoro ser vítima dos seus ataques Schnauzer diários... lol
Já lhe comprei uma coleira com guizo para saber onde ela anda, mas passa a vida a coçar-se porque a coleira faz-lhe cócegas no pescoço.. escusado será dizer, que a coleira já se está a desfazer e não vai durar muito... lol

Em termos gerais, já está muito mais desenvolvida, tanto na parte boa como na parte da teimosia e das manias.

Depois de todo o dilema envolvido com o facto de não comer a ração descobri que afinal tinha uma resolução simples... lol... a menina afinal sempre come a ração mas só gosta de comer em cima do tapete da cozinha, se for no mosaico já não come! 
É super engraçada a comer... tira um pouco de ração, depois senta-se a comer muito direita como se fosse uma "Lady" e faz questão que o dono esteja presente para ver a menina a comer, caso contrário, anda sempre atrás de mim e não come. Normalmente tou a petiscar algo ao lado dela, para incentivá-la a comer, por norma resulta.
Não tem a mínima agressividade com a comida, o que é excelente, posso por a mão à vontade, nunca há rosnadelas. (faço várias vezes isso quando ela está a comer para evitar esse comportamento).
Em termos de adestramento, e depois de muitas sessões de bola de adestramento... já comecei a usar a bola como recompensa à resposta condicionada (ao clicker) e tem resultado... vai sempre a correr atrás da bola!
Das primeiras vezes ainda foi cheirar as mãos em busca de comida, mas depois entendeu o que eu pretendia.
Também já nos iniciámos na rua, para ver como ela reagia... e é um mimo... vai sempre atrás de mim sem trela, eu depois faço questão de me mover em diversas direcções e ela nunca desiste.. vai sempre atrás! Claro.. tem uma grande festa e eu sofro mais um ataque Schnauzer... lol
Começámos também a treinar o comando "AQUI" na rua (um dos grandes dilemas de inúmeros donos de cães) a Catarina vai para uma ponta e eu para outra (com a devida certificação de segurança dos carros que poderão passar porque a cadela está solta) e o objectivo é chamá-la dizendo... "Blanca.. aqui!" e ela teve nota máxima na resposta... reconhece perfeitamente o nome dela e vem logo ter connosco sem distracções pelo meio.. depois fazemos uma grande festa e dizemos "muito bem Blanca!"
Também já aprendeu a sentar a comando... mas isso foi fácil... quando faz asneiras faz o mesmo... lol... e já conseguimos deixá-la várias horas sozinha em casa sem que faça choradeira e sem que manifeste qualquer ansiedade quando voltamos... o que é excelente.

E depois vem o lado negro da Blanca... a teimosia... lol

A menina Blanca já plenamente integrada na nossa casa começa a disputar a liderança dos donos contrariando as ordens que lhe são solicitadas... ah pois é!
Por norma, quando quer ficar num sítio e nós a chamamos... ou se senta a olhar para nós e não reage, ou simplesmente ignora e nem sequer olha para nós.. e a parte favorita dela (descoberta recente de Schnauzer com pêlo na venta)... quando sente que já está a passar os limites e nós já estamos a ficar com os azeites... tenta fugir!

No outro dia.. depois de fazer um cócó e eu estar a limpar o presente dela (o costume, e que têm vindo ainda por cima a ser progressivamente maiores... lol), quando me dirigia para a casa de banho e abro a porta para a zona dos quartos (zona proibida da Blanca) a menina veio atrás e já ia filada para fazer um belo xixi no tapete que está no corredor... 
Eu disse-lhe.. Blanca.. prá caminha!
Ela ignorou-me por completo e continuava a cheirar o chão como quem diz... quero lá saber, vou mas é fazer o meu xixi aqui porque este tapete é felpudo e cheira melhor que o resguardo.
Baixei-me, dei-lhe uma palmada no cu e disse.. Blanca prá caminha já!... Foi logo a correr prá cama dela parecia um foguete e foi aí que eu me apercebi que a menina Blanca está a começar a testar os limites dos seus donos porque sempre aplicámos o reforço positivo em tudo com ela.

Curiosamente, desde então, já não passa da porta de acesso à zona dos quartos a não ser que lhe seja concedida permissão por parte do dono (sob vigia intensa) ainda que a porta esteja completamente aberta... basta ela por uma pata na zona proibida e eu aviso... agora já percebeu quem manda.. recua logo... a Catarina já vai ganhar pontos com isto no ranking canino do "melhor dono", mas em breve terá que impor a sua autoridade também, senão não tem hipótese com a Blanca.. lol

E por falar em episódios engraçados com a dona... 

A dona que está a tirar o curso de tosquia levou-a no Domingo para o curso, para ela cheirar e conhecer outros cães... e colocou-a numa jaula enquanto fazia o "grooming" a outros cães.
A menina Blanca fez a birra da vida dela... lolol... começou numa choradeira e não se calava, porque a dona estava a dar atenção a outros cães e ela estava ali sozinha.. hahahaha... teve que ir para a passadeira para arejar e relaxar o stress... tenho aqui uma foto que a Catarina tirou que está o máximo... hahahaha


E por agora é tudo aqui na redacção do Diário da Blanca.

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...