sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Blanca aprende as 4 regras básicas dos cachorrinhos.. aprenda também!

Mais um Diário da Blanca... 

A Blanca tem neste momento 3 meses e meio, está lindíssima e muito traquina.
A vida em casa exige ter novas regras, por forma a controlar as pilhas intermináveis da menina Blanca. O lado negro desta raça Schnauzer é justamente não tolerar injustiças, e cada vez que a deixamos sozinha nem que seja por uns breves momentos (em especial se tiver as pilhas carregadas) há sempre algo que sofre a ira da Blanca... por norma é o resguardo que é transportado para a cozinha ou para a cama da Blanca, outras vezes é o tapete da cozinha e por fim o petisco favorito da Blanca... as batatas! 
É um facto, quando está aborrecida vai comer batatas cruas ainda que tenha a ração mesmo ao lado.. hehehe
Chegou a idade de roer... estamos na situação prévia à mudança de dentição, e a Blanca pura e simplesmente cheira e prova tudo o que está ao seu alcance, é a maneira dela de conhecer o mundo. Por precaução, e por já ter visto alguma tendência de roer os pés das cadeiras comprei dois brinquedos em específico da marca Purina.
Um é um churro, que parece um Schnauzer vermelho e onde a Blanca carinhosamente já lhe desenhou umas barbas com os dentinhos.. hehehe... e que eu lhe dei a alcunha de "barbas", o outro é uma espécie de ferradura de borracha dura que faz lembrar aqueles brinquedos para os bébés quando os dentes estão a nascer, por forma a motivar a Blanca apenas a morder estes objectos e não outros... confesso que tem resultado e quando apresentei os novos brinquedos dela, ela delirou!
Assim que ela acorda de manhã, imaginem o que acontece? Vai logo directa aos brinquedos que normalmente estão na sala... e porquê? Para eu estar sempre de vigia está claro... convém estar sempre supervisionada por forma a eu poder corrigi-la sempre no momento correcto, se tal for necessário.
Na foto, a Blanca demonstra como se agarra e morde no Barbas, sempre com pose estilosa!
 
Nesta idade não adianta grandes zangas com ela quando faz asneiras porque ela não vai entender, interessa sim mudar comportamentos respeitando as regras básicas de um cachorrinho... exercício, socialização, disciplina e afecto (por esta ordem).

A parte do dia favorito da Blanca é as idas à casa da avó, que como qualquer avó apenas lhe dá afecto e muita brincadeira (permitindo para além dos passeios que ela faz connosco, uma forma de se exercitar e ficar cansada), os Tios Horus e Pulguinha permitem o factor socialização e eu e a dona por fim estamos encarregados da disciplina e só depois é que vem o afecto. :D

CONSELHOS PRÁTICOS de ADESTRADOR CANINO:
Retomando ao que antes referi, e na minha perspectiva de adestrador canino, para um cachorrinho ser feliz e não ter problemas de comportamento futuros, estas quatro regras básicas têm de ser cumpridas.

Exercício - Os cachorrinhos adoram novos estímulos, novos cheiros e sabores... quando vou passear a Blanca está constantemente de nariz no chão e a apanhar objectos com a boca.. é preciso estar sempre de olho e ter cuidado pois não tem noção do que está a fazer, e na perspectiva dela está a conhecer o mundo.
Passeios diários em locais diversos permitem não só o cachorrinho ter um conhecimento mais vasto do mundo que o rodeia, mas também a esgotar as suas energias que parecem não ter fim de modo a retomarem ao estado calmo/submisso quando regressam a casa... Por norma fazemos duas idas à rua por dia, de pelo menos 30min cada.
Não se espante se o seu cachorrinho quando for à rua não fizer as suas necessidades, eles ainda estão a ambientar-se ao mundo que os rodeia, mas caso façam alguma coisa na rua, esteja prevenido com uns saquinhos no bolso e faça uma grande festa por forma a reforçar positivamente esse comportamento.
Outra forma de exercício são as brincadeiras, uma vez que os cachorrinhos associam imediatamente de forma positiva os locais de brincadeira é muito bom brincar e saber brincar com eles... nas fotos em baixo vemos que a Blanca em casa da avó sabe perfeitamente onde estão os brinquedos e adora estar com a avó porque com ela a brincadeira é garantida!
Socialização - Os cachorrinhos têm de saber que existe um mundo lá fora, que existem mais cães no mundo exterior (socialização intraespecífica) e que existem outras espécies de animais e os humanos que necessariamente irão interagir com eles (socialização interespecífica).
Se nós tivermos mais cães na família (o meu caso) é muito importante saber ensinar os nossos cachorrinhos a viver em matilha desde cedo, mas convém apresentá-los devidamente aos mais velhos, pois eles poderão não saber reagir ao novo elemento canino na casa.
Modo de apresentação na socialização intraespecífica... Em primeiro lugar, previamente a qualquer apresentação todos os cães têm de estar num estado calmo-submisso, caso contrário não o faça.
Se realmente eles estão nesse estado calmo-submisso, estes são quatro passos básicos que têm de ser monitorizados por nós antes de permitirmos que o nosso cachorrinho ande à vontade conjuntamente com os outros elementos da matilha.
Passo 1 - Agarre no seu cachorrinho com a cabeça voltada para si por forma a permitir o outro canídeo cheirar o rabo.
Passo 2 - Agora vire ao contrário com o focinho virado para o outro cão permitindo que o outro canídeo lhe cheire o focinho.
Passo 3 - Coloque o seu cachorrinho no chão e controlando sempre os ânimos (em especial do cão mais velho que supostamente estará menos inseguro), permita que se cheirem um ao outro (eles irão fazer uma espécie de símbolo Yin Yang... ver foto)

Passo 4 - Vá fazer uma caminhada com eles após as apresentações formais, agarre em ambos os cães e vá dar uma voltinha, faz bem a eles e faz bem a si.... a partir daí o cachorrinho está devidamente aceite na matilha e não há qualquer problema. Ele já pode fazer patifarias à vontade, como se vê nesta foto a Blanca, em relação ao Tio Horus.
E a melhor parte de todas, disfrute da grande vantagem de ter a sua própria matilha e goze momentos de pura felicidade, alimentar os seus cães ou partilhar uns biscoitos entre a matilha une tanto os elementos caninos como os elementos humanos... exerça a sua liderança nestes momentos de partilha e capte a atenção deles por forma a torná-los mais obedientes e a ganhar o respeito deles... este momento em casa da minha mãe foi dos mais bonitos que assisti e tirei logo uma foto.
Socialização interespecífica - Sempre que puder, com outros animais e pessoas, apresente-as ao seu cachorrinho.
A Blanca já teve um encontro imediato em primeiro grau com um gato com a mesma idade dela que foi muito curioso porque estavam os dois a estudar-se mutuamente e a aproximarem-se aos poucos um do outro... hehehehe.. até que as inseguranças terminaram e começaram a correr desenfreados junto da estrada onde passavam os carros.. e claro está.. terminou a brincadeira.
Com as pessoas (a parte favorita da Blanca em especial se forem mulheres ou crianças) a Blanca sempre se deu bem, por vezes é ligeiramente insegura quando não conhece mas acaba sempre por dar muitas lambidelas no final... um pequeno conselho... diga às pessoas que esperem que o cachorrinho se aproxime delas e não o inverso e que não esborrachem o cachorrinho de tanto o abraçar. (cuidado especial com as crianças que não têm noção da força que têm... os adultos devem sempre supervisionar os contactos das crianças com os cães)

Disciplina - A disciplina é um meio necessário para os cachorrinhos aprenderem quer a nos respeitarem quer as nossas regras de conduta social.
Ensinar um cão a como se comportar tanto em casa como fora de casa é um trabalho de 24 horas que os donos têm de saber gerir, mas que devem perder uns bons minutos todos os dias por forma ao cachorrinho ter um crescimento saudável e sem problemas de comportamento.
O adestramento canino neste ponto em específico é uma vantagem enorme para obter resultados mais rápidos e mais eficientes.
A disciplina não implica agressão, implica sim saber ensinar o cão. Use o método positivo sempre! Se não souber como fazer consulte a Passos Caninos.
Exemplos práticos de disciplina que a Blanca já aprendeu... saber que não deve ladrar a determinadas horas, saber esperar pela comida, saber que não deve morder pessoas nem determinados objectos, saber sentar antes de abrirem a porta de casa, saber sentar/deitar ao abrir a porta da garagem para o exterior.

Afecto - Nesta questão todos nós (donos de cães) somos mestres... todo e qualquer dono de um cachorrinho em especial, adora as lambidelas do seu patudo e dar-lhe todo o amor, mimos e conforto possível.
Confortar a Blanca e dar-lhe carinho também é um meio que eu uso para proporcionar um estado de calmo-submisso... se ela estiver muito agitada, nada como pô-la de barriga pró ar nos meus braços e fazer-lhe umas festas na barriga... acalma imediatamente, e como faço isto desde que chegou a casa, a repetição deste processo implica a adopção de um comportamento por parte da Blanca, ou seja, de se acalmar. (veja na foto o exemplo de estado calmo-submisso em cachorrinhos)
Agora que aprendeu as 4 regras básicas dos cachorrinhos (pela ordem que indiquei - Exercício, Socialização, Disciplina e Afecto) pratique isto diariamente com eles, garanto que o seu crescimento será muito feliz e que a probabilidade de ter problemas de comportamento no futuro será substancialmente mais reduzida.


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...