sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cozinha gourmet para cães aparece no Brasil

Cães participam na degustação dos pratos da La Pet Cuisine (Foto: Divulgação)

A ração deixou definitivamente de ser a única opção para alimentar o seu animal de estimação. Num mundo que cada vez mais busca práticas saudáveis, os nossos fieis companheiros de quatro patas não podiam ficar fora dessa tendência. Depois da crise de 2007, em que milhares de cães e gatos morreram por causa de ração contaminada, o mercado de comida natural para "pets" cresceu muito, principalmente nos EUA, onde arrecadou U$ 7,6 bi só em 2011. A pensar nessa tendência e na falta de opções no mercado brasileiro, as irmãs Juliana Bechara, médica veterinária, e Veri Noda, chef de cozinha, criaram a La Pet Cuisine, empresa especializada na produção de alimentos naturais gourmet para cães adultos.

No menu estão quatro tipos de pratos: cordeiro com grão de bico, caçarola de carne e grãos, franguinho da fazenda e risoto vegetariano, com valor nutritivo equivalente a uma ração superpremium e estética de cozinha gourmet. Juliana afirma que o interesse das pessoas é crescente e que a empresa já tem planos de expandir a sua linha de produtos para gatos e cães de várias idades. “As pessoas estão se voltando para uma alimentação sem conservantes e aditivos e agora, também têm procurado isso pra seus cães”, disse.

Os pratos do La Pet Cuisine podem ser encontrados em pet shops parceiros (localizados no Brasil) e devem ser mantidos congelados até ao momento do seu consumo. Além disso, a empresa oferece o serviço de dieta personalizada caso o cão tenha algum problema de saúde, como alergia a algum componente específico. Para todos os casos, Juliana recomenda que a substituição da ração comum pela alimentação natural seja feita de forma gradual. 

Na imagem da esquerda, as irmãs Veri Noda (de branco) e Juliana Bechara ( de preto) num evento de degustação; e na imagem da direita, caçarola com grão de bico, um dos pratos mais pedidos da La Pet Cuisine (Fotos: Divulgação)

Os benefícios da cozinha natural vão desde uma pelagem mais brilhante até possíveis melhoras no funcionamento dos rins, segundo o médico veterinário especialista em nutrição de cães e gatos Marcio Brunetto. “A palatabilidade e a ausência de conservantes são as maiores qualidades desses alimentos. Outra vantagem é que possuem mais água na sua composição, em função do processo de cozimento. Isso é especialmente interessante para animais que bebem pouco líquido”, disse. 

Não é só pelo viés gourmet que a cozinha para cães tem progredido. Os petiscos e doces também estão a conquistar o seu espaço. Naelson Ribeiro é gerente da Padaria para Cães e Gatos e conta que o local, que serve bolos de aniversário, quibes, esfirras e panetones, recebe até 150 pedidos dependendo do mês. “O mercado está ótimo, temos muitas encomendas, principalmente para as festas de aniversário dos bichinhos”, afirma. 

Ribeiro ressalta ainda que os produtos da padaria não substituem a ração e são apenas um miminho para o animal. Para o veterinário Brunetto, esse tipo de produto é uma opção de petisco interessante, mas deve ser oferecido com cuidado para prevenir excesso de peso e obesidade, um dos principais problemas de saúde animal actualmente.

Pouco importa o estilo, o que está comprovado é que o segmento de comida para animais de estimação não pára de crescer no Brasil. Em 2011, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Alimentos para Animais (Anfalvepet) o sector arrecadou R$ 8.28 bilhões, produziu 1,93 milhões de toneladas e a previsão de crescimento em 2012 é de 11,55%. 


Receita:
Se gostou da ideia de uma alimentação natural para o seu cão, veja a receita que a chefe Veri Noda criou e que pode ser facilmente feita em casa.



Fonte: Fotos e texto da presente notícia foram retirados da revistagloborural.globo.com

12 comentários:

  1. Yum! Veggie Risotto and Lamb with Chickpeas. I want some of that. What time is dinner? :D

    Wyatt Airedale

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Let's go to Brasil and have a Royal Dinner.. hehehehe... the food looks amazing!

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  2. Great post. Nice to meet you. Have a lovely Sunday.
    Best wishes Molly

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Molly! Thank you very much, I hope you're having a great Sunday too.

      Best wishes,

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  3. Great to meet you. I like the sound of that food. The dogs in our little family have raw food from a company in the UK called Natural Instinct - meat and vegetables with added salmon oil and kelp. That's delicious too :-) woofs and licks from Magic xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Magic, that's what I tought... hehehe... I must have a way to get this type of dog food in Portugal!

      Woofs and Licks to you too.. Blanca says hi!

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  4. Olá... obrigada pela visita em meu blog.. e por estar seguindo ele... o seu blog é superinteressante... parabéns!!! Sucesso... abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vanessa!

      Beijinhos e muito sucesso pra vc tb! Adorei seu blog


      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  5. muito querido o blog mesmo:)) tÊm aqui um excelente trabalho os dois!! obrigada pelo comentario e por seguir! é otimo receber incentivos assim:) vamo-nos mantendo em contacto!:)

    Leonor
    thesparklinglemon.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Leonor!

      Já mostrei o seu blogue à Catarina.. ela "Amou" o seu blogue.. hehehehe... o seu blogue tem tudo para ter muito sucesso, eu adorei a qualidade das imagens e todo o design é muito agradável.. dá gosto navegar no seu blogue.

      Um grande beijinho.. e espero que tenha cães... eles só enriquecem ainda mais a nossa vida.

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  6. Uauu!! Tem até receita de risoto!! Ahhhh, vou fazer p/ meus filhos comerem...haha!!!
    Ótimooo post! andei falando de alimentação lá no meu bloguinho!
    E axo super importante acrescentarmos ou substituir de vez a ração...(p/quem tem responsabilidade e está sob orientação veterinária!!)
    Obrigada pelos votos de bom parto da minha filhota!!! Agradecemos muito sua visita!!! E saiba que está mais que convidado p aparecer lá novamente!! hehe!!
    Adoreeei saber que vc é um adestrador!!! A Minha gravidinha late por tudo e p/nda! Chega a ser irritante sair com ela..rs..preciso jogar nos seus braços esse pepino!!!! rsrs
    Seguindo aqui!!!!
    Beijocas!!

    ResponderEliminar
  7. Oi Fernanda,

    Pode crer que eu vou comentando o seu blogue e quero ver as novidades da sua menina, para ver se correu tudo bem no parto.

    Em relação aos latidos excessivos, vou fazer 3 posts para indicar possíveis resoluções positivas para os 3 tipos de latidos excessivos.

    Beijinhos e tudo de bom,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...