quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Latidos/Ladridos excessivos (Parte 1)

Esta é uma questão que qualquer dono quer saber e deve saber.
Podemos não ter esse problema com o nosso cão, mas podemos vir a ter esse problema ao mesmo tempo uma vez que o meio de comunicação primordial do nosso cão é justamente o latido/ladrido.

Nota prévia:
Ladrar/Latir é perfeitamente normal. Os cães ladram  para se exprimirem verbalmente e têm todo o direito de o fazer. O grande problema é quando esses latidos/ladridos são despoletados pela mínima provocação e continuam durante mais do que uns segundos.
De igual modo também existem latidos/ladridos em manifestações de agressividade do cão (comunicações agonísticas), do qual não irei falar neste tópico reservando esse tema para um tópico posterior.


Quais são os tipos de latidos/ladridos excessivos mais comuns nos cães?
Os tipos mais simples e menos perigosos de lidar são os seguintes:
 
1) Latidos/ladridos conscientes
2) Latidos /ladridos de entusiasmo na perspectiva de uma brincadeira
3) Latidos/ladridos de aborrecimento


Hoje falaremos apenas do primeiro sub-tópico...

1) LATIDOS/LADRIDOS CONSCIENTES:

Se um determinado comportamento dá resultado, o mais certo é que volte a acontecer.
Isto é o que se passa na maioria dos casos do excesso de latidos/ladridos.
Existe até certo ponto um comportamento consciente, independentemente da motivação que o ocasionou: A perspectiva de uma brincadeira, o aborrecimento ou qualquer outra coisa.

Exemplos mais comuns de latidos/ladridos conscientes...
 - Ladrar junto do dono ou de outra pessoa para chamar a atenção;
 - Ladrar junto à porta;
 - Ladrar na direcção de uma bola ou de um brinquedo para que o dono o atire;
 - Ladrar na direcção do dono ou de um armário de comida;

 Muitas vezes os donos recompensam justamente o comportamento que desejam evitar, ora vejam:
 - O cão ladra para entrar ou sair e o dono deixa-o entrar ou sair.
 - O cão ladra para que lhe façam festas e o dono faz festas.
 - O dono está ao lado do armário das guloseimas do cão, e se o cão ladra pensa logo.. "Ele é mesmo esperto! Já sabe onde estão os snacks e biscoitos" e depois dá-lhe uma guloseima.

Qual a razão para o cão ladrar nestes exemplos práticos?
Simples, o seu cão aprendeu que se ladrar consegue o que quer! 

Nota de adestrador: Familiares e amigos podem agravar ainda mais este problema recompensando latidos/ladridos indesejáveis.


COMO ELIMINAR ESTE PROBLEMA?

A) Os donos devem identificar todas as circunstâncias em que o cão late/ladra e saber se eles ou outras pessoas recompensam esses latidos/ladridos. Assim que identificar como e quando incentiva o seu cão a latir/ladrar deixe de recompensar este comportamento.

B) Inicie quanto antes um programa de treino de obediência com o seu cão. O objectivo é que ele obedeça às ordens básicas como "senta", "senta-quieto", "aqui", "deita", "deita-quieto", bem como caminhar com a trela solta ou andar ao seu lado sem distracções e posteriormente com distracções. (Pode demorar entre 4 a 6 meses no mínimo, no entanto é imprescindível para ter sucesso na eliminação do problema dos latidos/ladridos excessivos).
Também deverá ser ensinado o equivalente ao nosso "Não" em termos humanos, através de um "Schhtt" ou um "Ai ai", mas tal como já referi num post anterior nunca condicione a palavra "Não" para ensinar o seu cão.

C) Procure ensinar o seu cão a ter comportamentos alternativos apropriados (em vez de latidos/ladridos) para que o possa recompensar. Isto nem sempre será possível mas na maioria dos casos, consegue-se cumprir esta meta.

Exemplo: Se o seu cão late/ladra para entrar ou sair de uma porta, instale se puder uma porta para cães ou ensine o cão a deitar-se aos seus pés cada vez que pretende ir à rua. (Claro está, previamente ele terá de saber como vir ter consigo e deitar-se daí que o treino de obediência seja um passo fulcral no sucesso da eliminação deste problema.)
Se o seu cão ainda assim insistir com latidos/ladridos para sair à rua, diga-lhe "Schhtt"  ou um "Ai ai" até ele se calar. Quando ele se calar, diga "Muito bem, lindo menino!" e faça-o vir até junto de si e a deitar-se.
Quando ele fizer isso, elogie-o e leve-o à rua. Faça isto sempre que ele quiser sair, vai ver que volvidos uns meses de repetições o seu cão correrá para si e deitar-se-á aos seus pés sempre que precisar de sair.


Notas adicionais de Adestrador: 
 - É muito mais difícil de ensinar quando o cão quer entrar, terá de pensar noutro comportamento aceitável para resolver esse problema. Alguns cães arranham a porta com a pata ou tocam uma pequena campainha. Outros sentam-se simplesmente junto à porta.
Considere o comportamento que mais lhe convém neste caso e recompense o animal deixando-o entrar, mas nunca permita que ninguém o recompense por qualquer tipo de latido/ladrido consciente.

 - Aviso em relação a ignorar o comportamento indesejado (Latidos/Ladridos).... Os donos devem preparar-se para um aumento inicial dos latidos/ladridos. Como no passado o comportamento obtinha a reacção desejada, o cão tentará conseguir o que quer... esse tipo de fenómeno é identificado pelos comportamentalistas de "Explosão de Extinção", mas na gíria comum é o que chamamos de "comportamento irritante"... hehehe.

 - Seja coerente, compreensivo e tenha muita, mas mesmo muita paciência! ;)

8 comentários:

  1. Great post. A very interesting read. Barking can be a major problem for those of us living in cities. Have a terrific Thursday.
    Best wishes Molly

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you Molly... I hope the Google traductor can make his job well so u can understand all of the post... lolol... I'm sorry the blog it's written in portuguese.

      All the best for you and thkx for the follow,

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  2. muito bom o post!!:) muito obrigada pelos comentários!!:) continuem com o vosso trabalho fantástico!

    Leonor
    thesparklinglemon.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor,

      No mundo da blogosfera a nossa caminhada para o sucesso é longa, temos de prezar sempre por tentar ter os melhores conteúdos possíveis e criar laços de amizade com todos os demais bloggers que conhecemos.
      Seguirei sempre o blogue da Leonor com todo o gosto e vou aprendendo umas coisas também.

      Saudações caninas,

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  3. Oi André!
    Amei seu blog e sua atividade! É sempre muito prazeroso conviver com animais, especialmente os cães...
    Já estou te seguindo!
    Convido você para conhecer meu cantinho, que também fala dos peludos.
    Um abraço com muita admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magda, foi com todo o gosto que já conheci o seu blogue, te estou seguindo... e já comentei seu post!

      Um beijinho grande,

      André Moreiras
      Passos Caninos

      Eliminar
  4. Bom post! Muitos donos de cães têm este problema e não sabem o que fazer.

    ResponderEliminar
  5. Very interesting post :-) We mini schnauzers are good watch dogs and like to bark to warn of strangers at the door! woofs and licks from Magic x

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...